segunda-feira, 26 de julho de 2010

Galeria Alvarez - "playing juliet"




Playing Juliet #a #b
wood and Modelling clay
2009
_________________________________________________


playing juliet#5 - acrylic on paper - 50x50cm (detail) - 2009


playing juliet -200x200 cm - acrylic on canvas


playing juliet -200x200 cm - acrylic on canvas
________________________________________________________________


Playing Juliet

O interesse pelo objecto artístico levou Gilberto Colaço a querer quebrar com um hábito visual colectivo estereotipado das estruturas faciais e arquitectónicas e a impor ao observador a assimilação de conceitos alternativos de "beleza".
Explorar as potencialidades do retrato permitiu-lhe a apropriação das imagens como novos suportes e o desenvolvimento, por conseguinte, de uma certa impossibilidade no claro reconhecimento da identidade dos sujeitos representados. Sugerindo uma amnésia visual, invadidos por uma vagueza enigmática que evoca uma intensidade silenciosa e abissal, eles exibem uma neutralidade fria na sua interacção com o espectador e parecem desprovidos de interioridade. Estas imagens surgem repletas de paradoxos estéticos estranhos, numa tensão desconcertante entre uma agressividade quase grotesca e uma certa graciosidade, gerando uma visão intimidante.
Neste contexto de recriação, ainda que estruturados por elementos perceptivelmente conflituosos, podem-se sempre estabelecer comparações formais, conceptuais e metafóricas entre estas imagens e a realidade. Daí que, embora subsista uma certa inadequação com esta, permanece a capacidade de reconstrução e adaptação visual da parte do espectador.
Em Playing Juliet, Gilberto Colaço assume o papel de director de casting e propõe um conjunto de figurantes para incorporar a personagem de Julieta, a protagonista da tragédia de William Shakespeare que derrotou o tempo através da morte e se tornou imortal através da arte.

Catarina Lira Pereira